Acesso à informação


 

Hífen e barra

 

O emprego do hífen na prefixação está resumido no verbete sobre hifenização do acordo ortográfico deste manual.

 

 

Palavras compostas

 

Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.

 

O Auxílio-Gás, embora importante, constitui um programa social complementar do governo federal.

 

Utiliza-se hífen para indicar a ligação de tempo entre dois termos.

 

O período junho-julho de 2004 não assistiu a um sucesso econômico tão surpreendente quanto o semestre anterior daquele ano.

Os resultados totalmente disponíveis do biênio 2003-2004 permitem aos cidadãos uma avaliação inicial consistente dos governos eleitos em 2002.


Também se utiliza hífen para indicar ligação de espaço entre dois termos; bem como para acordo, relação.

 

O desenvolvimento econômico brasileiro se deu no sentido sul-norte.

A delicada situação mundial quanto ao processo de enriquecimento de urânio no Irã abala ainda mais as relações ocidentais-orientais.

 

 

Hierarquia ou vinculação

 

Usa-se barra para indicar relação de hierarquia ou vinculação entre instituições e/ou órgãos. O primeiro órgão deve ser subordinado ao e/ou integrante do segundo.

 

Os dados da pesquisa foram gentilmente cedidos pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC).

Segundo estimativas da Disoc/Ipea, a partir de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), em 2000, a taxa de vítimas de homicídio de jovens negros era de 74,1 a cada 100 mil habitantes.

 

 

Números Seções relacionadas:
Abreviaturas

 

Barra também pode ser utilizada para omitir o milênio e o século já expressos anteriormente. Porém, seu uso é evitado. Exceção feita apenas quando houver repetição dos períodos em apreço com muita frequência no trecho ou no texto.

 

Entre 1997 e 2004, a modalidade educação de jovens e adultos (EJA) registrou 4,9 milhões de formados (jan./97 a dez./04).

 

Usa-se barra, ainda, em unidades de medida, datas, frações e legislações.

 

O estudo foi feito com base na proporção de indivíduos magros, ou seja, aqueles com índice de massa corporal inferior a 18 kg/m2.

O instituto atende à Lei no 12.527/2011 e oferece mecanismo transparente de acesso à informação.