Áreas Temáticas |
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Comissão de seleção |
1. Desenvolvimento: Desafios e perspectivas antropológicas
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Combinando o interesse em compreender o mundo com a preocupação em desvendar os códigos culturais e os interstícios sociais da vida cotidiana, a pesquisa antropológica é relevante para problematizar e desconstruir a noção de “desenvolvimento” e suas relações com políticas públicas, através de vários ângulos, como conhecimento tradicional; patrimônio cultural e inclusão social; conflitos sociais e ambientais, movimentos sociais, miséria, violência, religião, expansão do capitalismo, entre outros. |
Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e IPEA |
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2. O Serviço Social e o Desenvolvimento
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Fundamentos teóricos e teorias do desenvolvimento: subdesenvolvimento, dependência e imperialismo; Desenvolvimento, acumulação capitalista e lutas populares: o debate da questão social; Financeirização da economia e o debate sobre o mundo do trabalho no século XXI. |
Associação Brasileira de Estudos de Pós-graduação em Serviço Social (ABEPSS) e IPEA |
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A relação entre educação e desenvolvimento. Os modelos de desenvolvimento e a política educacional brasileira. Planejamento educacional e desenvolvimento. Educação, trabalho e renda. Teorias econômicas e educação. Estado, política educacional e gestão dos recursos econômicos na educação básica e superior. Desenvolvimento econômico, financiamento e qualidade da educação. Federalismo, autonomia e educação. Educação e justiça social. Financiamento da educação: competências, captação, fiscalização e controle dos recursos. Formas alternativas de financiamento (comunitarismo, parcerias, terceiro setor). |
Associação Nacional de pós-graduação em Educação (ANPED) e IPEA |
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Desenvolvimento Econômico é das áreas mais amplas e transversais da economia. O objetivo desta área na CODE é abordar as várias possibilidades que o tema possui. Portanto, a sua compreensão será ampla tanto no que se refere a estudos teóricos e aplicados quanto às abordagens teóricas e metodológicas. Serão estimulados trabalhos em áreas associadas à Teoria do Desenvolvimento Econômico, com suas várias possibilidades; a modelos de desenvolvimento comparados; a estudos empíricos sobre questões associadas ao desenvolvimento; Desenvolvimento na América Latina; Instituições e Desenvolvimento entre outras temáticas relacionadas. |
Associação Nacional de pós-graduação em Economia (ANPEC) e IPEA |
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Nas ciências sociais, a noção de desenvolvimento remete contemporaneamente à compreensão de processos de mudança social planejada, associados de modo ambivalente a metas de expansão econômica, melhora no padrão de vida das populações e promoção de cidadania, formando campos de conhecimento e poder que articulam múltiplas redes e instituições em escala crescentemente transnacional. No amplo arco de questões e abordagens postas pelas ciências sociais no debate sobre o desenvolvimento, seus desafios e implicações, três eixos temáticos são aqui sublinhados: 1) Estratégias de desenvolvimento em face da internacionalização da economia e das conexões transnacionais; 2) O lugar do Estado Nacional e dos arranjos institucionais democráticos na regulação das dinâmicas associadas ao desenvolvimento; 3) Sustentabilidade, diversidade cultural e justiça social em políticas de desenvolvimento. |
Associação Nacional de pós-graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e IPEA |
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Desde a sua configuração inicial como um saber específico, na segunda metade do século XIX, no âmbito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, até seus desdobramentos atuais mais avançados, que se dão especialmente nos cursos de pós-graduação, a historiografia brasileira tem se voltado incessantemente para o problema da constituição da Nação, seus “conteúdos”, problemas, dilemas e limites. Se, por muito tempo, as perguntas fundamentais eram: o que (e quem) constitui a Nação e qual o sentido de sua história?; nas últimas décadas, parece que os questionamentos se voltam para o caráter inventado dessa constituição e sua relação (e tensão) com outras identidades, como as de classe, gênero, raça, locais, regionais, etc. |
Associação Nacional de Pós-graduação em História (ANPUH) e IPEA |
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As transformações em curso na composição técnica e nas formas de gestão do território, em articulação com rápidas mudanças nas esferas da produção e da reprodução social, incluindo a reorganização do consumo, impõem a reflexão e a projeção de formas mais justas de desenvolvimento econômico. Trata-se da urgência com que devem ser reconhecidos e superados novos obstáculos, que se somam aos historicamente herdados, no acesso social a recursos, investimentos públicos e condições adequadas de vida coletiva. |
Associação Nacional de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e IPEA |
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O Estado na pós-modernidade. Globalização, soberania e cidadania: da nacionalidade à universalidade. Organizações estatais e não estatais e desenvolvimento integral. Políticas públicas e realização dos direitos fundamentais. Desenvolvimento Econômico e Humano. Perspectivas. Regulação estatal e autorregulação empresarial. Captura regulatória e complexidade na assimetria de informações. Governança Corporativa e Responsabilidade social da empresa. Desafios da emancipação social no Estado Democrático de Direito: Movimentos sociais, democracia e inclusão jurídica. Sustentabilidade ambiental, econômica e social. |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) e IPEA |
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9. Comunicação e Desenvolvimento
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Aspectos teórico-metodológicos sobre desenvolvimento e comunicação. Análises de políticas e modelos de comunicação e desenvolvimento. Formas e estratégias de integração dos sistema públicos de informação e conhecimento. Recursos tecnológicos e experiências populares de comunicação, educação e desenvolvimento social. Internet e os novos sistemas de informação para o desenvolvimento. Redes digitais e movimento sociais na construção da cidadania no espaço público e na governabilidade. Governança eletrônica. Mudança social e a promoção do acesso livre a informação e participação democráticas em meios e tecnologias informativas. |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e IPEA |
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A relação entre desenvolvimento econômico e democracia tem sido objeto de uma longa agenda de pesquisa na área de ciência política. As pesquisas, neste campo, demonstram haver uma dinâmica de reforço mútuo: a consolidação democrática estabiliza regimes políticos, bem como consolidação de regimes políticos favorecem desenvolvimento econômico. Uma vez consolidada a democracia no Brasil, o debate se desloca para a relação entre qualidade da democracia, papel de instituições política e desenvolvimento e desenvolvimento econômico. |
Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e IPEA |
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O objetivo é discutir os processos de desenvolvimento nas sociedades contemporâneas, colocando em debate o conceito de desenvolvimento em suas diferentes vertentes. Para a Sociologia, o desenvolvimento não está limitado ao crescimento econômico ou tecnológico, mas envolve transformações nas diversas esferas da vida social. Assim, compreende mudanças nas formas de sociabilidade, nas condições de vida, nas várias maneiras de inserção, associação e participação, nas manifestações culturais, entre tantas outras implicações que podemos mencionar, são objetos de estudos da nossa disciplina. Além disso, também é possível debater desenvolvimento tendo em conta as dimensões urbano e rural. |
Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e IPEA |