TRANSFERÊNCIAS, EQUIDADE E EFICIÊNCIA MUNICIPAL NO BRASIL
Palavras-chave:
Equidade, Eficiência, Transferências, Fundo de Participação dos Municípios (FPM)Resumo
O trabalho avalia as desigualdades de atuação do poder público local no país, bem como a eficiência municipal no tocante à arrecadação tributária e aos gastos executados. A junção das três
abordagens permite avaliar a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ao longo
de todo o território nacional. Os resultados são obtidos por meio da Análise de Envoltória de Dados
(DEA), abordagem que permite um estudo comparativo entre as municipalidades. Estes revelam
que o cenário de desigualdades na ação municipal é acentuado; porém, menos intenso do que as disparidades observadas na atividade econômica. O índice de eficiência nos gastos mostrou-se bastante insatisfatório e há um elevado grau de perdas tributárias. Observa-se ainda que as maiores carências na cobertura de políticas públicas concentram-se nos municípios menores, mas é nessa
faixa em que ocorrem também os maiores desperdícios. O confronto entre o quadro de carências e o de recursos disponíveis revela uma situação bastante desconfortável para as administrações municipais: via de regra, a simples utilização mais adequada dos recursos já disponíveis seria mais do que suficiente para instaurar a equidade entre essas municipalidades do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alguns direitos reservados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.