GESTÃO DA DÍVIDA PÚBLICA, REPUTAÇÃO FISCAL E RISCO-PAÍS:

EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS PARA O BRASIL

Autores

  • Gabriel Caldas Montes Universidade Federal Fluminense
  • Bruno Pires Tiberto Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Palavras-chave:

reputação fiscal, dívida pública, risco-país, EMBI

Resumo

Este trabalho analisa se as políticas fiscais adotadas após adoção do regime de metas para inflação têm sido importantes para a construção da reputação da autoridade fiscal e para a redução do risco-país. É elaborado um indicador de reputação fiscal e analisado a influência exercida pelas ações da autoridade fiscal sobre esse indicador, como também a influência da reputação fiscal sobre o comportamento do risco-país. A análise empírica utiliza OLS e GMM. Os resultados sugerem que as políticas seguidas pela autoridade fiscal foram importantes para construir sua reputação e, assim, para reduzir o risco-país.

Biografia do Autor

Gabriel Caldas Montes, Universidade Federal Fluminense

Professor da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Montes, G. C., & Tiberto, B. P. (2022). GESTÃO DA DÍVIDA PÚBLICA, REPUTAÇÃO FISCAL E RISCO-PAÍS:: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS PARA O BRASIL. Planejamento E Políticas Públicas, (44). Recuperado de //ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/385