POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO:

AÇÕES DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ NAS DIVISAS DO ESTADO

Autores

  • Antônio Roberto Xavier UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)

Palavras-chave:

Políticas públicas, Segurança pública, Crime organizado, Divisas, Polícia Militar do Ceará.

Resumo

Este artigo, num primeiro momento, objetiva explicitar sobre as políticas públicas de segurança pública a partir, sobretudo da Constituição Federal de 1988. Em seguida, o texto ocupa-se das principais definições sobre o fenômeno do crime organizado, sua evolução, expansão e ações de forma geral e especificamente nas Divisas do estado do Ceará no Estado do Ceará. Continuando, empreende-se um estudo histórico sobre as origens, evolução e projeção das ações criminosas organizadas em terra alencarina. Em outro momento, contribui-se com discussões epistemológicas acerca do fenômeno do crime organizado possibilitando um conhecimento mais científico sobre o fenômeno. Em seguida, de forma qualitativa e seguindo o método indutivo, analisa-se a coleta de dados procedida através de entrevistas a representantes dos organismos da Polícia Militar do Estado do Ceará. Por ultimo, após interpretação da parte teórica e empírica analisada, ressalta-se a necessidade do planejamento de políticas públicas com ações estratégicas compatíveis e competentes visando controlar e combater o modus operandi do crime organizado. A proposta centra-se no desenvolvimento de ações preventivas que possam se antecipar como, onde, quando e de que forma as ações do crime organizado possam ocorrer.

Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)

Pós-doutor em Educação (UFPB); Doutor em Educação (UFC); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE); Mestre em Planejamento em Políticas Públicas (UECE); Especialista em História e Sociologia (URCA); Licenciado em História (UECE) e em Pedagogia (FAK); Lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e do Curso de Graduação em Administração Pública ambos da UNILAB. Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Políticas Públicas, Desenvolvimento e Sustentabilidade; 2) Política e Administração da Educação; 3) Etnociências, Saberes Populares e Interdisciplinaridade; 4) História, Culturas, Memória e Oralidade. Desenvolve também pesquisas em História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Biografias; Temáticas étnico-raciais; Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania; Cultura Digital; Família, Gênero e Geração; Museologia; Patrimônios; Gestão Ambiental; Teoria e Metodologia da História; Micro-História; Ensino de Ciências; Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Xavier, A. R. (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO:: AÇÕES DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ NAS DIVISAS DO ESTADO. Planejamento E Políticas Públicas, (48). Recuperado de //ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/768