INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARCAS NA APROVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
politicas públicas, branding, marcasResumo
O objetivo deste trabalho é investigar a influência da gestão estratégica de marcas (branding) na aprovação das políticas públicas. As formas de branding investigadas são: envolvimento de organismo internacional – de cooperação técnica e financeira – e transferência de política pública – importação e exportação. A aprovação foi medida entre burocratas e cidadãos, utilizando-se o modelo heurístico de Capelos (2010). Para tanto, realizou-se experimento com grupos de controle e de tratamento, com informações das estratégias de branding de uma política manipuladas antes de medir-se sua aprovação. Não foram encontrados resultados significativos para amostras de burocratas, mas se identificou que os cidadãos possuem melhores avaliações da política quando esta é exportada. A contribuição do trabalho está na comprovação das evidências empíricas sobre os efeitos do branding de políticas públicas na aprovação destas por meio de modelos heurísticos de decisão, facilitando o apoio do trabalho dos gestores de governamentais.
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