Publicações Recentes

ALMEIDA, Débora. Deliberative systems


ALMEIDA, Debora Rezende de. John Parkinson e Jane Mansbridge (eds.): Deliberative systems: deliberative democracy at the large scale. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília , n. 11, 2013.


INTRODUÇÃO

Após algumas décadas de desenvolvimento, críticas e revisões, a teoria deliberativa enfrenta seu mais novo desafio: repensar a relação entre deliberação e democracia em contextos de larga escala. Essa é a tarefa proposta no livro Deliberative systems: deliberative democracy at the large scale, que reúne artigos de teóricos sistêmicos, representantes da terceira fase da teoria deliberativa. As duas fases precedentes remontam ao desenvolvimento do ideal de deliberação e seus princípios normativos e à disseminação de estudos empíricos, respectivamente.

A coletânea concentra alguns dos principais esforços de (re)pensar a deliberação a partir de uma compreensão sistêmica do fenômeno, a qual implica um deslocamento de uma perspectiva individual e microanalítica, com foco nos espaços e atores considerados isoladamente, para uma dimensão interativa e macroanalítica da deliberação ao longo do tempo. Esse é um insight teórico que se origina com Jane Mansbridge (1999), organizadora do presente volume ao lado de John Parkinson, e cujo argumento central é expresso na primeira página do livro: nenhum fórum, mesmo que idealmente constituído, tem capacidade deliberativa suficiente para legitimar a maioria das decisões e políticas adotadas nas democracias. Desta constatação surge a proposta da abordagem sistêmica: “[N]ós sugerimos que é necessário ir além do estudo das instituições e processos individuais e examinar sua interação no sistema como um todo” (p. 2).


Leia mais artigos sobre participação social