Acesso à informação


 

Acabamento

 

 

Encadernação

 

Brochuras e revistas

São comumente encadernados através de costura com arame, que pode ser feita com duas técnicas: lombada canoa ou grampeação lateral. Na lombada canoa os cadernos dobrados são posicionados sob um cabeçote que insere os grampos através da lombada. Já na grampeação lateral, utilizada para publicações espessas, os cadernos são alceados e os grampos atravessados na lateral por volta de 6 mm a partir da lombada.

 

 

Encadernação costurada

Reduz a possibilidade das páginas se desprenderem e é usada em produtos q ue são muito manuseados pelo fato das páginas permanecerem mais planas. Após o alceamento dos cadernos, a máquina de costura insere fios através da lombada de cada caderno e então utiliza um fio adicional para unir os cadernos e formar o miolo, após esse processo a capa é colada na lombada.

 

 

Encadernação capa dura

Neste processo, as guardas são coladas ao primeiro e ao último caderno e os cadernos dobrados são alceados. Posteriormente os livros são costurados e prensados para reduzir o volume provocado pelo engrossamento da dobra. O miolo pode ficar com a lombada quadrada ou arredondada.

 

 

Verniz localizado

 

Através desta técnica é atribuído brilho e proteção a áreas específicas da impressão. Caso a folha inteira seja envernizada o processo pode ser feito na própria impressora com mais uma passagem de máquina aplicando uma unidade de verniz.

 

 

Caixa externa

 

Algumas publicações possuem uma caixa que envolve o livro, geralmente é usada quando há mais de um volume, servindo como depósito para os livros. É feita de um papel mais duro e espesso com as partes sendo coladas para oferecer resistência.