Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, isto é, não foi previamente publicada em outra revista, não foi submetida simultaneamente a outro periódico, não foi publicada em livro ou coletânea e não contém plágio.
    Caso a contribuição se baseie em trabalho publicado como Texto para Discussão (TD) ou similar, ou foi apresentado em evento científico, ou se baseie em dissertação de mestrado ou tese de doutorado defendida, é necessário incluir comentário aos editores informando os dados completos do evento, do TD ou da dissertação/tese.
  • O artigo não excede 10.000 palavras - considerando todos os elementos do artigo. Está formatado em papel A4 (29,7 x 21 cm), espaço simples, fonte Times New Roman, corpo 12, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, justificado.
  • Os resumos e as palavras-chave estão em três idiomas: português, inglês e espanhol.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página "Sobre a Revista".
  • O artigo está no formato .docx ou .doc (MS Office Word), no caso de haver imagens, estão em alta resolução (no mínimo de 300 dpi).
  • Foram informados até cinco códigos no sistema de classificação do Journal of Economic Literature (JEL) – disponível no site https://www.aeaweb.org/jel/jel_class_system.php , contendo uma letra e um número.

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O formato do texto e demais orientações segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nesta seção “Submissão”, em todos os seus subtópicos, bem como na seção “Sobre a PPP”, que em seu conjunto configuram as orientações para os autores”.

  • A contribuição é original e inédita, isto é, não foi previamente publicada em outra revista, não foi submetida simultaneamente a outro periódico, não foi publicada em livro ou coletânea e não contém plágio. Caso a contribuição se baseie em trabalho publicado como Texto para Discussão (TD) ou similar, ou foi apresentado em evento científico, ou se baseie em dissertação de mestrado ou tese de doutorado defendida, é necessário incluir comentário aos editores informando os dados completos do evento, do TD ou da dissertação/tese. Também nesses casos listados, não é permitida a cópia de texto, devendo o mesmo ser original do artigo.

  • Os artigos enviados para seleção devem ser inéditos. A remessa do artigo à Revista implica autorização para a sua publicação pelo autor e imediata aceitação das normas de publicação.

  • Os trabalhos podem ser submetidos nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol. 

  • A Revista PPP reserva-se o direito de recusar trabalhos submetidos para publicação conforme o "Processo de Avaliação pelos Pares", no menu Sobre a PPP.

  • Todos os trabalhos submetidos passarão pela pré-avaliação e, em caso de aceite, serão julgados por dois pareceristas, na forma do “Processo de Avaliação pelos Pares”, no menu Sobre a PPP. Caso haja divergência entre os dois primeiros pareceristas, o artigo será encaminhado para um terceiro parecerista.

  • No caso dos artigos selecionados para publicação, os autores deverão enviar a versão editada em Word (.doc ou .docx), com o atendimento de todas as mudanças obrigatórias indicadas pelos pareceristas, com comentários sobre possíveis divergências, providências e justificativas aos editores. Os artigos devem ser submetidos pelo site da Revista.

  • As fórmulas matemáticas devem ser claras e insertas no próprio texto: jamais podem dar margem a dupla interpretação. Se as deduções de fórmulas forem abreviadas, o autor deverá apresentar a derivação completa em um apêndice.

  • O uso de fórmulas deve ater-se para aquelas efetivamente utilizadas no artigo, seja por serem essenciais para a compreensão do texto, ou por ser contestada e/ou modificada cientificamente, ou para orientar o leitor sobre a metodologia e o alcance dos resultados obtidos. A anotação de fórmulas somente para um caráter ilustrativo (na avaliação dos pareceristas), sem o seu uso efetivo no artigo não significará parâmetro de robustez, refino ou complexidade científica.

  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados anteriormente e a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Artigos

  • Os artigos enviados devem ser anonimizados. Ou seja, qualquer referência aos autores nas propriedades do documento e no corpo do texto deve ser excluída.

  • O artigo deverá conter até 10 mil palavras, considerando todos os elementos textuais do artigo, inclusive os títulos, subtítulos e legendas de tabelas, gráficos e outras ilustrações. Está formatado em papel A4 (29,7 x 21 cm), espaço simples, fonte Times New Roman, corpo 12, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, justificado.

  • Cada artigo deverá conter um resumo de cerca de 200 (duzentas) palavras, o qual propicie uma visão global e antecipada do assunto tratado. O resumo deve ser enviado em 3 (três) idiomas: português, inglês e espanhol. Cada resumo deve conter até 5 (cinco) palavras-chave, acompanhando cada um dos resumos, nos 3 (três) idiomas.

  • Devem ser informados até 3 (três) códigos no sistema de classificação do Journal of Economic Literature (JEL) – disponível no site https://www.aeaweb.org/jel/jel_class_system.php.

  • Gráficos de dados, editados em Microsoft Excel, versão 2010 ou posterior. No caso de gráficos, pode-se fazer a edição também em outros softwares, desde que editáveis pelos autores e disponibilizados no formato final em boa qualidade para publicação. Mapas e gravuras deverão vir em arquivo separado, com extensão CDR, BMP, TIF, JPG ou EPS.

  • As notas de rodapé devem aparecer no final da página, numeradas sequencialmente.

  • O artigo deve seguir as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR-6023).

  • As indicações bibliográficas no texto devem obedecer, por exemplo, à forma (BARAT, 1978) e, se for o caso, acrescidas de referência ao número da página citada: (BARAT, 1978, p. 15). O autor deverá deixar claro, ao citar uma obra, qual é a parte do texto a que ela se refere, de modo a que o leitor saiba exatamente qual é a contribuição do próprio do autor do artigo submetido e qual a contribuição da literatura.

  • As referências completas deverão ser apresentadas no fim do artigo, em ordem alfabética, por exemplo, com: no caso de livros – autor(es), título completo do livro, nome e número da série ou coleção (se houver), edição, local, editora e ano de publicação; e, no caso de artigos de periódicos – autor(es), título completo do artigo, título completo do periódico, local, número e volume, número de páginas, mês e ano da publicação; no caso de teses e dissertações - sobrenome, título: subtítulo, ano da apresentação ou defesa, tipo de publicação (dissertação ou mestrado), instituição, local, ano de publicação.

  • A contribuição deve ser original e inédita, isto é, não ter sido previamente publicada em outra revista, ou submetida simultaneamente a outro periódico, não ter sido publicada em livro ou coletânea e não conter plágio. Caso a contribuição se baseie em trabalho publicado como Texto para Discussão (TD) ou similar, ou se foi apresentado em evento científico, ou se baseie em dissertação de mestrado ou tese de doutorado defendida, é necessário incluir comentário aos editores informando os dados completos do evento, do TD ou da dissertação/tese. A redação do artigo deve ser distinta do TD ou dissertação/tese e, em caso contrário, será considerado plágio ou autoplágio.

  • Os dados do autor principal e coautores devem ser devidamente informados, incluindo nome completo, instituição de vínculo e e-mail de contato junto ao cadastro no sistema. Nenhuma identificação poderá constar no artigo.

Política de Privacidade

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