A LOGÍSTICA DE TRANSPORTES DO SETOR CAFEEIRO DE MINAS GERAIS
UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS MODAIS RODOVIÁRIO E FERROVIÁRIO E A REINSERÇÃO FERROVIÁRIA DE VARGINHA
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp64art5Palavras-chave:
análise de viabilidade econômica, reativação de infraestrutura ferroviária, custo de transporte do café, shortlinesResumo
As simulações realizadas neste trabalho por meio de um modelo de programação linear indicaram que a utilização do modal ferroviário em contextos específicos implicariam em uma redução significativa no custo de transporte do café exportado pelas principais microrregiões produtoras de Minas Gerais. Nesse contexto, foi possível identificar que apenas a utilização da estrutura ferroviária disponível em operação seria capaz de reduzir os custos totais de transporte do sistema. Especificamente, concluiu-se pela viabilidade econômica de dois projetos ferroviários com origem em Varginha (MG) com potencial de eliminar o transbordo entre os modais ferroviário e rodoviário. Espera-se também que este trabalho induza outras análises capazes de apontar a viabilidade de se reativar trechos ferroviários em desuso, mas que tenham potencial de complementar a rede de transportes atual, reduzindo o custo total do sistema, o que vai na mesma direção do recém publicado decreto das “shortlines” em Minas Gerais.
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