MEDINDO A CONCENTRAÇÃO DE INVESTIMENTOS REGIONAIS:
O CASO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Palavras-chave:
Macroeconomia, Economia Regional, InvestimentoResumo
O objetivo do presente trabalho equivale à mensuração do grau de concentração dos investimentos no
estado do Espírito Santo. Para tanto, faz-se uso de uma pesquisa divulgada recentemente, relacionada a projetos de investimentos previstos para o estado ao longo do período 2008-2013. Os resultados obtidos permitem identificar cinco padrões empíricos distintos: i) a grande maioria dos projetos previstos para o Espírito Santo está concentrada nas áreas de energia e infraestrutura; ii) a distribuição setorial dos projetos de investimento considerados é nitidamente assimétrica; iii) ocorre um alto grau de concentração dos projetos individuais planejados para o estado, com a maior parte desses investimentos estando concentrada na região metropolitana (RM); iv) os resultados relacionados a índices de especialização das atividades econômicas das microrregiões do Espírito Santo demonstram a ocorrência de um alto grau de especialização na grande maioria dessas regiões, com a exceção ficando apenas por conta da região metropolitana; e v) os resultados de um exercício contrafactual baseado na hipótese de uma distribuição homogênea de recursos entre regiões demonstram que o estado deveria apresentar uma configuração
espacial nitidamente distinta da atual em termos de investimentos previstos. Esses resultados ressaltam a importância da questão da interiorização do desenvolvimento no Espírito Santo, assim como a
necessidade de um maior grau de diversificação das atividades econômicas locais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alguns direitos reservados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.