ABRIR AS ESCOLAS À COMUNIDADE NOS FINAIS DE SEMANA REDUZ QUE TIPO DE VIOLÊNCIA?

UMA ANÁLISE DE CONTRAFACTUAL UTILIZANDO MÍNIMOS QUADRADOS PONDERADOS PELO PROPENSITY SCORE

Autores

  • Rogério Allon Duenhas UFPR
  • Marco Túlio Aniceto França UFPR
  • Flávio de Oliveira Gonçalves UFPR

Palavras-chave:

Violência, Escola, Contrafactual

Resumo

O artigo mostra o impacto da abertura de escolas da primeira fase do ensino fundamental à comunidade nos finais de semana sobre dimensões de violência percebidas pelos diretores. Dois contrafactuais são utilizados: escolas que aguardavam a entrada no programa e as que não demonstraram interesse. Por um lado, o programa mostrou impacto positivo sobre as relações intraescolas, como a melhoria do relacionamento entre o corpo discente, redução de crimes contra
a propriedade e o tráfico de drogas na escola. Por outro, aumentou a percepção de diretores sobre
os conflitos externos às escolas, como ação de gangues e vandalismo.

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Biografia do Autor

  • Rogério Allon Duenhas, UFPR

    O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas Educacionais (NAPPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

  • Marco Túlio Aniceto França, UFPR

    Universidade Federal do Parana

  • Flávio de Oliveira Gonçalves, UFPR
    Departamento de Economia da UFPR

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Publicado

31-01-2022

Como Citar

ABRIR AS ESCOLAS À COMUNIDADE NOS FINAIS DE SEMANA REDUZ QUE TIPO DE VIOLÊNCIA? UMA ANÁLISE DE CONTRAFACTUAL UTILIZANDO MÍNIMOS QUADRADOS PONDERADOS PELO PROPENSITY SCORE. (2022). Planejamento E Políticas Públicas, 37. https://ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/240

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