QUALIDADE EDUCACIONAL NOS MUNICÍPIOS NORDESTINOS:

EVIDÊNCIAS A PARTIR DO PROVA BRASIL 2005

Autores

  • Flávio de Oliveira Gonçalves PPGDE/UFPR
  • Marco Túlio Aniceto França PPGDE

Palavras-chave:

educação, políticas públicas, modelo multinível

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a capacidade das políticas públicas federais de promover a melhoria da qualidade da educação oferecida pelos municípios nordestinos. Para tanto, estima-se um modelo multinível em que o desempenho no teste de matemática da Prova Brasil de 2005 é explicado por: variáveis individuais dos alunos de oitava série do ensino fundamental; variáveis referentes às escolas; e, finalmente, características dos municípios que administram estas escolas. A partir deste modelo, observou-se que programas como Merenda Escolar e TV Escola – cujo conteúdo é voltado para a formação dos professores – têm impacto positivo e significante sobre o desempenho dos alunos. Outros programas não se mostraram eficazes nesta tarefa. No nível do município, observou-se um impacto negativo da desigualdade de renda medida pelo coeficiente de Gini e um impacto positivo de variáveis ligadas a democracia, crescimento e gastos em educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávio de Oliveira Gonçalves, PPGDE/UFPR

    Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento (PPGDE) e do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

  • Marco Túlio Aniceto França, PPGDE
    Professor adjunto do PPGDE e do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

QUALIDADE EDUCACIONAL NOS MUNICÍPIOS NORDESTINOS:: EVIDÊNCIAS A PARTIR DO PROVA BRASIL 2005. (2022). Planejamento E Políticas Públicas, 40. https://ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/371

Artigos Semelhantes

1-10 de 311

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.