INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE E EXPANSÃO DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA

Autores

  • Newton de Castro Facc/UFRJ

Palavras-chave:

infraestrutura, transporte, agropecuária

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a implantação da infra-estrutura de transporte e seu impacto na
expansão geográfica e na intensificação da produção agropecuária brasileira. A evolução da infraestrutura
ferroviária, a partir de meados do século XIX, seguida da construção da malha rodoviária, principalmente a partir de 1950, oferece elementos para investigar o efeito da redução dos custos de transporte incorridos pelo setor agrícola, especialmente nas regiões centrais do país. A disponibilidade de dados para o período 1970-1996 possibilita também a investigação da contemporaneidade entre a expansão da malha rodoviária e da agropecuária, por meio de recursos de geo-referenciamento e de um modelo econométrico que relaciona o crescimento da
produção agrícola com a variação do uso de insumos agrícolas clássicos e modernos, bem como variáveis indicadoras dos custos de transporte inter e intra-regional.

Biografia do Autor

Newton de Castro, Facc/UFRJ

Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Facc/UFRJ) e pesquisador

associado ao Nemesis. O autor agradece os valiosos comentários de Gervásio Rezende, Steve Helfand e de dois pareceristas anônimos que muito contribuíram para o aperfeiçoamento deste trabalho.

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

de Castro, N. (2022). INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE E EXPANSÃO DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA. Planejamento E Políticas Públicas, (25). Recuperado de //ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/64