PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS:

UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Rodrigo Nobre Fernandez UFPEL
  • Taciane Coutinho da Rosa UFPEL
  • André Carraro UFPEL
  • Claudio Djissey Shikida UFPEL
  • Áurea Regina Evangelista Soares Franco de Carvalho Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais

Palavras-chave:

Parcerias Público-Privadas, Educação, Infraestrutura

Resumo

Neste trabalho faz-se um estudo dos contratos de Parceria Público-Privada no setor educacional, analisando os primeiros resultados obtidos pelos contratos pioneiros existentes no Brasil. São apresentados alguns modelos de contratos empregados internacionalmente para discutir a possibilidade de utilização dos contratos de PPP no contexto brasileiro. O primeiro e único caso atualmente de PPP na área educacional no Brasil apresenta como principais resultados a redução no tempo de construção da escola e o maior tempo em que diretores dedicam para atividades pedagógicas. Não existe ainda avaliação de impacto sobre a qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Rodrigo Nobre Fernandez, UFPEL

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS. Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Técnico em Sistemas para Internet e Intranets pelo Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati - CTI/FURG (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e métodos quantitativos aplicados à economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Contratos, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas, Economia Computacional e Econometria Aplicada.

Taciane Coutinho da Rosa, UFPEL

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas (2016).

André Carraro, UFPEL

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professor associado da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Programa de Mestrado em Organizações e Mercados (PPGOM). Atualmente é coordenador do Programa. Tem experiência na área de Economia da Saúde e Microeconomia Social. Possui também atuação na área de Economia Política Positiva, com enfoque na economia da corrupção e empreendedorismo.

Claudio Djissey Shikida, UFPEL

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), com mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1998). Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor do Curso de Ciências Econômicas da UFPel.

Áurea Regina Evangelista Soares Franco de Carvalho, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2009). Atualmente é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e interesse em temas relacionados ao Federalismo Fiscal.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Fernandez, R. N., da Rosa, T. C., Carraro, A., Shikida, C. D., & de Carvalho, Áurea R. E. S. F. (2021). PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS:: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Planejamento E Políticas Públicas, (52). Recuperado de //ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/885