BOAS NOTÍCIAS, MÁS NOTÍCIAS OU APENAS NOTÍCIAS:
COMO OS BROADSHEETS DO REINO UNIDO PROJETAM O BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp54art10Keywords:
reputação de país, imagem de país, governo, políticas públicas, BrasilAbstract
Na atual dinâmica economia global, os países enfrentam cada vez mais pressão para defender suas reputações. A comunicação desempenha um papel significativo nesse sentido, e muitos veículos frequentemente relatam assuntos de outros países. O objetivo deste artigo é explorar e analisar a reputação do Brasil conforme projetada em artigos de notícias internacionais. Para ampliar o entendimento sobre a reputação do país com base em jornais, foram exploradas 1.452 reportagens sobre o Brasil. Os artigos foram coletados em jornais “broadsheet” do Reino Unido em quatro anos (2013, 2014, 2015 e 2016) e foram categorizados segundo duas dimensões e três classificações (positiva, neutra e negativa). O estudo constatou que a dimensão Economia, Exportação e Negócios foi usada com mais frequência. Além disso, a análise encontrou a publicação da maioria das notícias negativas. O artigo contribui para os governos em termos de destacar as melhorias dos países e priorizar políticas públicas que possam mitigar as imagens negativas decorrentes do exterior.
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