BOAS NOTÍCIAS, MÁS NOTÍCIAS OU APENAS NOTÍCIAS:

COMO OS BROADSHEETS DO REINO UNIDO PROJETAM O BRASIL

Authors

  • Fabiana Mariutti Post-Doctoral Researcher FAPESP at FEA-RP, Universidade de São Paulo, Brazil. Associate Member of the Institute of Place Management. Former Member of the International Place Branding Association. Founder and Former President of the Brazilian Culture Society - Leeds, England. http://orcid.org/0000-0003-2404-7041
  • Ralph Tench Director of Research for Leeds Business School and the elected President and Head of the Board of Directors for the European Public Relations Research and Education Association (EUPRERA). EUPRERA is the leading academic association for public relations and strategic communication.
  • Daniel Buarque PhD candidate in International Relations at the joint programme King's College London, England and Universidade de São Paulo, Brazil. Brazilian writer and journalist.

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp54art10

Keywords:

reputação de país, imagem de país, governo, políticas públicas, Brasil

Abstract

Na atual dinâmica economia global, os países enfrentam cada vez mais pressão para defender suas reputações. A comunicação desempenha um papel significativo nesse sentido, e muitos veículos frequentemente relatam assuntos de outros países. O objetivo deste artigo é explorar e analisar a reputação do Brasil conforme projetada em artigos de notícias internacionais. Para ampliar o entendimento sobre a reputação do país com base em jornais, foram exploradas 1.452 reportagens sobre o Brasil. Os artigos foram coletados em jornais “broadsheet” do Reino Unido em quatro anos (2013, 2014, 2015 e 2016) e foram categorizados segundo duas dimensões e três classificações (positiva, neutra e negativa). O estudo constatou que a dimensão Economia, Exportação e Negócios foi usada com mais frequência. Além disso, a análise encontrou a publicação da maioria das notícias negativas. O artigo contribui para os governos em termos de destacar as melhorias dos países e priorizar políticas públicas que possam mitigar as imagens negativas decorrentes do exterior.

Published

2021-11-29

How to Cite

Mariutti, F., Tench, R., & Buarque, D. (2021). BOAS NOTÍCIAS, MÁS NOTÍCIAS OU APENAS NOTÍCIAS:: COMO OS BROADSHEETS DO REINO UNIDO PROJETAM O BRASIL. Planejamento E Políticas Públicas, (54). https://doi.org/10.38116/ppp54art10