THE CURVA J E CONDIÇÃO DE MARSHALL-LERNER:

EVIDÊNCIAS PARA AS EXPORTAÇÕES LÍQUIDAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Authors

  • Elano Ferreira Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Pablo Urano de Carvalho Castelar Universidade Federal do Ceará
  • Gabriel Martins Universidade Federal do Ceará

Keywords:

balança comercial, curva J, condição de Marshall-Lerner, taxa de câmbio

Abstract

O estudo analisa a ocorrência do fenômeno da curva J e a validade da condição de Marshall-Lerner
para a balança comercial da Região Sul do Brasil com dados mensais entre janeiro de 1999 e julho de 2013 e vetores de correção de erros. Em todos os modelos considerados, a reposta das exportações líquidas do Sul brasileiro a uma depreciação cambial se mostra positiva e elástica, validando, portanto, a condição de Marshall-Lerner. Essa resposta é maior para os manufaturados. Como previsto pela teoria, a renda doméstica apresenta impacto negativo e estatisticamente robusto sobre o saldo comercial, enquanto que a renda externa apresenta repercussão positiva. Os resultados não apontam para a ocorrência da curva J.

Author Biography

Elano Ferreira Arruda, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia, Professor do Departamento de Economia Aplicada e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará.

Published

2021-11-30

How to Cite

Arruda, E. F., Castelar, P. U. de C., & Martins, G. (2021). THE CURVA J E CONDIÇÃO DE MARSHALL-LERNER:: EVIDÊNCIAS PARA AS EXPORTAÇÕES LÍQUIDAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Planejamento E Políticas Públicas, (52). Retrieved from //ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/845