No Sudeste a área campeã de investimentos é a Assistência Social: 57% das empresas que investiram em ações em benéfico da comunidade, em 1998, privilegiaram essa atividade. A alimentação ocupa o segundo lugar, com 39%, seguida de investimentos em segurança (17%) e esporte (16%). A educação vem em quinto lugar, com 14%. O envolvimento em educação aumenta à medida que a empresa vai crescendo: apenas 9% das pequenas atuam nesse setor, percentual que se eleva para 43% quando se trata das grandes. O montante aplicado nas diversas ações sociais atingiu cerca de R$ 3,5 bilhões, em 1998.
A análise das respostas permitiu conhecer melhor o perfil de investimentos e as motivações dos empresários. Dois terços das empresas beneficiaram crianças, a metade delas deu assistência ao grupo familiar. A maior parte dos recursos aplicados, apesar de possuir um fim público, teve origem privada: apenas 8% utilizaram as deduções fiscais permitidas por lei. A constância nas doações é um resultado inesperado: 57% das empresas pesquisadas declararam realizar ações sociais voltadas para a comunidade de forma habitual, e 60% concentram sua atuação nas comunidades vizinhas às empresas.
Segundo a Pesquisa, 81% dos empresários são motivados a investir em causas sociais por motivos humanitários. Eles apontam que, além da melhoria da qualidade de vida da comunidade, a atuação é recompensada também pela satisfação pessoal. A execução direta de programas sociais envolveu cerca de um terço das empresas, sendo que a maioria (48%) atua por meio de doações a organizações filantrópicas e religiosas.
Os empresários nem sempre estão sozinhas na promoção de ações sociais. Mais de um terço deles informou que seus empregados também participaram voluntariamente desse esforço. Mas os empregados se beneficiaram igualmente das ações sociais, com investimentos nas áreas de alimentação (30%), saúde (25%) e qualificação profissional (24%). A absoluta maioria dos empresários (80%) revelou que os recursos aplicados em benefício dos funcionários aumentam a produtividade e melhoram a qualidade do trabalho.
|