GESTÃO ESCOLAR E DESEMPENHO EDUCACIONAL

EVIDÊNCIAS DO PDE-ESCOLA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp66art6

Palavras-chave:

Plano de Desenvolvimento da Escola, gestão escolar, accountability

Resumo

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) do Ministério da Educação (MEC) tem como propósito a melhoria da qualidade do ensino e na gestão escolar, priorizando as escolas públicas do ensino fundamental com indicadores menores que a média nacional – por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do MEC. Este artigo objetiva avaliar os efeitos desse programa nos escores dos testes de matemática e língua portuguesa da Prova Brasil, no período 2009-2015, das escolas beneficiadas, por meio de regressão descontínua (regression discontinuity design – RDD). Os resultados indicam que o programa não teve efeito satisfatório no desempenho dos alunos pertencentes às escolas tratadas. Em geral, não foram encontrados efeitos significativos nas proficiências de português e matemática. Também foram observados efeitos heterogêneos por nível de proficiência e nível de experiência dos diretores. Em função desses resultados, pode-se inferir que as práticas de gestão escolar, introduzidas pelo PDE-Escola, não causaram melhoria nos resultados escolares dos discentes.

Biografia do Autor

Ana Cléssia Pereira Lima de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará

Diogo Brito Sobreira, Universidade Federal do Ceará

Bolsista de Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Ceará

Edward Martins Costa, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará 

Guilherme Diniz Irffi , Universidade Federal do Ceará

Professor Associado no Departamento de Economia Aplicada e do Programa de Pós-graduação em Economia (CAEN) na Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Cléssia Pereira Lima de Araújo, . A. ., Brito Sobreira, D., Martins Costa, . E. ., & Diniz Irffi , G. . (2024). GESTÃO ESCOLAR E DESEMPENHO EDUCACIONAL: EVIDÊNCIAS DO PDE-ESCOLA NO BRASIL. Planejamento E Políticas Públicas, (66). https://doi.org/10.38116/ppp66art6

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