CONCESSÕES RODOVIÁRIAS E MELHORIAS NAS VIAS EFETIVAMENTE DIMINUEM O CUSTO ECONÔMICO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO?

UMA ANÁLISE PARA A REDE RODOVIÁRIA FEDERAL BRASILEIRA

Autores

  • Carlos Eduardo da Gama Torres Universidade Federal de Ouro Preto
  • Chrystian Soares Mendes

Palavras-chave:

índice de acidentes com mortes, índice de acidentes com feridos, índice de acidentes sem vítimas, concessões rodoviárias, infraestrutura de transporte rodoviário.

Resumo

Embora as taxas de acidente de trânsito observadas nas rodovias brasileiras tenham apresentado uma tendência de decréscimo nos últimos anos, ainda permanecem em patamares bastante elevados, principalmente se forem comparadas com as taxas observadas em países mais desenvolvidos. Para auxiliar na compreensão deste fenômeno, buscou-se, por meio de um modelo econométrico, apontar os principais fatores que influenciam a variação de três índices de acidentalidade, calculados de acordo com a gravidade do acidente: i) índice de acidentes com mortes (indexm); ii) índice de acidentes com feridos (indexf); e iii) índice de acidentes sem vítimas (indexsv). Tais índices foram calculados para os anos de 2006 e 2009, a partir de observações registradas em trechos da malha rodoviária das regiões Sul e Sudeste, conforme sua jurisdição (concedida ou administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT). Os resultados indicam que a gravidade dos acidentes está relacionada ao tipo de acidente e ao trecho analisado. Em especial, observou-se que parte significativa do aumento indexf, considerando-se os anos de 2009 e 2006, ocorreu na malha em pista dupla sob jurisdição do DNIT. Entretanto, considerando-se os trechos administrados pelas concessionárias Nova Dutra e Fluminense, foi observada significância estatística para redução no indexm.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Gama Torres, Universidade Federal de Ouro Preto

Carlos Eduardo da Gama Torres é Bacharel em economia pela Universidade federal de Minas Gerais, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG. Além das atividades de docência, trabalhou como economista no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, no SEBRAE-MG, na Fundação João Pinheiro e na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais, onde colaborou na elaboração do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e no Plano Estratégico de Logística de Transportes. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Ouro Preto. 

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

da Gama Torres, C. E., & Mendes, C. S. (2021). CONCESSÕES RODOVIÁRIAS E MELHORIAS NAS VIAS EFETIVAMENTE DIMINUEM O CUSTO ECONÔMICO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO? UMA ANÁLISE PARA A REDE RODOVIÁRIA FEDERAL BRASILEIRA. Planejamento E Políticas Públicas, (53). Recuperado de //ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/917