DIMENSÕES E QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES EM ÁREAS DE CTEM NO BRASIL ENTRE 2000 E 2013
Palavras-chave:
ensino superior, engenharias, Enade., CTEMResumo
Este artigo analisa a evolução da formação superior em ciências, tecnologia, engenharias e matemática (CTEM) no Brasil entre 2000 e 2013, considerando os cursos presenciais das grandes áreas ciências, matemática e computação e engenharia, produção e construção. As tendências são observadas em separado para os segmentos público e privado, mostrando a contribuição das universidades e de outros tipos de instituições de ensino superior (IES) – destacando a das universidades de pesquisa e doutorado enumeradas em Steiner (2005, 2006). Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das “instituições de elite” identificadas por Carnoy et al. (2013). Os resultados sugerem que o fluxo de conclusão de cursos de graduação nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação com outros países, a formação de nível superior em CTEM no Brasil encontra-se concentrada em cursos e em instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico.
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