DETERMINANTES DO DESEMPENHO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO
UMA ANÁLISE MULTINÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp68art7Keywords:
educação superior, desempenho, modelos hierárquicosAbstract
O objetivo do estudo é analisar se existe um efeito multinível sobre o desempenho dos estudantes das instituições de ensino superior públicas do Brasil. Para isso, foram utilizados os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Censo da Educação Superior de 2016 a 2018 e estimado um modelo hierárquico de três níveis: alunos, cursos e instituições de ensino superior. Foram utilizadas na análise, características sociais e econômicas dos alunos e especificidades dos cursos de graduação e das instituições de ensino. Foi observado que questões como o sexo, a idade, a escolaridade dos pais e as condições socioeconômicas dos alunos influenciam no desempenho no exame. Observou-se que o turno dos cursos, a área de concentração e a região em que se localizam também podem afetar o desempenho discente. Além disso, cursos localizados nas capitais brasileiras possuem um maior desempenho discente.
References
ANGRIST, J. et al. Leveling up: early results from a randomized evaluation of post-secondary aid. Cambridge, United States: NBER, Dec. 2014. (Working Paper, n. 20800). Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.nber.org/papers/w20800.
ANNEGUES, A. C.; PORTO JÚNIOR, S.; FIGUEIREDO, E. Tamanho da turma e desempenho acadêmico dos universitários: evidência para a UFPB. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 99-124, Jan.-Mar. 2020. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-41612020000100099&script=sci_arttext.
ARQUERO, J. L. et al. Motives, expectations, preparedness and academic performance: a study of students of accounting at a Spanish university. Revista de Contabilidad-Spanish Accounting Review, v. 12, n. 2, p. 279-300, July-Dec. 2009. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://revistas.um.es/rcsar/article/view/375871.
BANDEIRA, M. et al. Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental. Psicología em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 541-549, Sept.-Dec. 2006. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722006000300010&script=sci_arttext.
BARROS, R. P. de et al. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, Oct. 2001. (Texto para Discussão, n. 834). Retrieved Jan. 25, 2021, from: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2160.
BECKER, K. L.; MENDONÇA, M. J. Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior. Brasilia: Ipea, Sept. 2019. (Texto para Discussão, n. 2507). Retrieved Jan. 25, 2021, from: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9372.
BENAVIDES, E. S.; CHARRIS, F. C.; VILORIA, A. Inequality in writing competence at higher education in Colombia: with linear hierarchical models. In: PANDIAN, A. P.; NTALIANIS, K.; PALANISAMY, R. (Ed.). Intelligent computing, information and control systems. Cham: Springer, 2019. v. 1039, p. 122-132. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-30465-2_15.
BOWLES, S. Towards an educational production function. In: HANSEN, W. L. (Ed.). Education, income, and human capital. Cambrigde, United States: NBER, Jan. 1970. p. 11-70. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.nber.org/books-and-chapters/education-income-and-human-capital/towards-educational-production-function.
BYRNE, M.; FLOOD, B. Examining the relationships among background variables and academic performance of first year accounting students at an Irish University. Journal of Accounting Education, v. 26, n. 4, p. 202-212, Dec. 2008. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0748575109000025?casa_token=CCAF9R-LvJUAAAAA:9TI8K_UW9SVcb1s1btBrHor8MTM20-wWHlHlgxrLGGCQ48DX5IncocpRs9PoUDLlTUuquvrVI8I5.
CAMPBELL, M. M. Motivational systems theory and the academic performance of college students. Journal of College Teaching and Learning, v. 4, n. 7, p. 11-23, July 2007. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://clutejournals.com/index.php/TLC/article/view/1561.
CREPALDE, N. J. B. F.; SILVEIRA, L. S. Desempenho universitário no Brasil: estudo sobre desigualdade educacional com dados do Enade 2014. Revista Brasileira de Sociologia, v. 4, n. 7, p. 211-240, Jan.-June 2016. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5896086.
DE PAOLA, M.; PONZO, M.; SCOPPA, V. Class size effects on student achievement: heterogeneity across abilities and fields. Education Economics, v. 21, n. 2, p. 135-153, 2013. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09645292.2010.511811?casa_token=ocPq3dR7dY8AAAAA-%3AucsGIVHlGvZ4hgrfjZE04TDKscQGz4F0xbLtzU7e3CxLlnQ8Q69KXeTiSgtJeaNhUqDUCENpvYjW3pQA.
DIAS SOBRINHO, J. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, Oct.-Dec. 2010. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302010000400010&script=sci_arttext.
DOLTON, P.; MARCENARO, O. D.; NAVARRO, L. The effective use of student time: a stochastic frontier production function case study. Economics of Education review, v. 22, n. 6, p. 547-560, Dec. 2003. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S027277570300027X?casa_token=UCaOUiRVZHAAAAAA:wyRp8uNoBjq1Pq6ctxiIFnktVlYNx_0GdZRFoWMM-mnuw79hrxUNH7F1xsO4RqbxVymu4A-kknjB.
EIKNER, A. E.; MONTONDON, L. Evidence on factors associated with sucess in intermediate accounting. Accounting Educators’ Journal, v. 13, p. 1-17, 2001. Retrieved Jan. 25, 2021, from: http://www.aejournal.com/ojs/index.php/
aej/article/viewFile/24/24.
FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no Enade em cursos de Ciências Contábeis. 2015. 124 f. Thesis (Master’s Degree) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Retrieved Jan. 25, 2021, from: http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12620.
FOUSKAKIS, D.; PETRAKOS, G.; VAVOURAS, I. A Bayesian hierarchical model for comparative evaluation of teaching quality indicators in higher education. Journal of Applied Statistics, v. 43, n. 1, p. 195-211, 2016. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02664763.2015.1054793.
GRIN, M. Auto-confrontação racial e opinião: o caso brasileiro e o norte americano. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, n. 1, p. 95-117, 2004. Retrieved Jan. 25, 2021, from: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/palestras/Diversidade_Cultural/FCRB_DiversidadeCulturalBrasileira_MonicaGrin.pdf.
GUNEY, Y. Exogenous and endogenous factors influencing students’ performance in undergraduate accounting modules. Accounting Education, v. 18, n. 1, p. 51-73, 2009. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09639280701740142?casa_token=6VDTmQtApnQAAAAA%3AbUJ5MLe_m0Tu-ExYx1AzpLEkyKqw7QebUM8BRdZG-n3BDp-1NOaHq8jkiLA1mNbl10E5DIzlueC85jX8G.
HANUSHEK, E. A. Education production functions. In: BRADLEY, S.; GREEN, C. (Ed.). The economics of education. 2nd ed. Cambridge, United States: Academic Press, 2020. p. 161-170. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128153918000136.
HARRINGTON, D. R. et al. Determinants of student performance in an undergraduate financial accounting class. Guelph: University of Guelph, Jan. 2006. (Working Paper, n. 06/01). Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://ageconsearch.umn.edu/record/34117/.
HEINZE, T. et al. Organizational and institutional influences on creativity in scientific research. Research Policy, v. 38, n. 4, p. 610-623, May 2009. Retrieved from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048733309000195?casa_token=Ms9bT2-RfoYAAAAA:_JLS0ONwmN4TR3rNQPVhGfIf853A_6Zg70B_n9bWwaZw1LbGCWAMkc3QkLmFuJ0VWoeyx_Qsq_E.
IBRAHIM, M. E. Effort-expectation and academic performance in managerial cost accounting. Journal of Accounting Education, v. 7, n. 1, p. 57-68, 1989. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0748575189900225.
KANE, T. J. A quasi-experimental estimate of the impact of financial aid on college-going. Cambridge, United States: NBER, May 2003. (Working Paper, n. 9703). Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.nber.org/papers/w9703.
KENNEDY, P. E.; SIEGFRIED, J. J. Class size and achievement in introductory economics: Evidence from the Tuce III data. Economics of Education Review, v. 16, n. 4, p. 385-394, Oct. 1997. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272775796000635.
KRIEG, R. G.; UYAR, B. Student performance in business and economics statistics: does exam structure matter? Journal of Economics and Finance, v. 25, n. 2, p. 229-241, 2001.
MASASI, N. J. How personal attribute affect students’ performance in undergraduate accounting course: a case of adult learner in Tanzania. International Journal of Academic Research in Accounting, Finance and Management Sciences, v. 2,
n. 2, p. 177-189, 2012. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://hrmars.com/papers_submitted/9912/how-personal-attribute-affect-students-performance-inundergraduate-accounting-course-a-case-of-adult-learner-in-tanzania.pdf.
MIRANDA, G. J. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. 2011. 211 f. Dissertation (Doctoral Degree) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-16032012-190355/en.php.
MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. de C.; CORNACCHIONE JUNIOR, E. B. The accounting education gap in Brazil. China-USA Business Review, v. 12, n. 4, p. 361-372, Apr. 2013. Retrieved from: https://www.davidpublisher.com/ Public/uploads/Contribute/551a573bdcd34.pdf.
MONROE, S. R.; MORENO, A.; SEGALL, M. Student performance determinants in a business statistics course at a large urban institution. In: ACADEMIC AND BUSINESS RESEARCH INSTITUTE CONFERENCE, 2011, Las Vegas, Nevada. Proceedings... Las Vegas: AABRI, 2011.
NYIKAHADZOI, L. et al. Determinants of students’ academic performance in four selected accounting courses at University of Zimbabwe. Research in Higher Education Journal, v. 21, p. 1-9, 2013. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1064670.pdf.
OLIVEIRA, P. R. de; BELLUZZO, W.; PAZELLO, E. T. The public–private test score gap in Brazil. Economics of Education Review, v. 35, p. 120-133, 2013. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0272775713000538?casa_token=T2LZyhOzytEAAAAA:paqbn0yyHvLQkgpNHr_wVgqnLmveMV6bu3Y3k7AdeUP-BTr3qokgP6AI3Ko5SuH6WDuO0fiAozGz.
PINHEIRO, J. S. S. P. Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas da Universidade Federal do Espírito Santo. Thesis (Master’s Degree) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://repositorio.ufes.br/handle/10/2499.
SANTOS, N. de A. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis. 2012. 257 f. Dissertation (Doctoral Degree) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-11062012-164530/en.php.
SEOW, P.-S.; PAN, G.; TAY, J. Revisiting the determinants of students’ performance in an undergraduate accountancy degree programme in Singapore. Global Perspectives on Accounting Education, v. 11, p. 1-23, Nov. 2014. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2432904.
SILVA, A. F. da et al. Efeitos de políticas afirmativas sobre abandono e desempenho acadêmico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 48., 2020, São Paulo. Proceedings... São Paulo: Anpec, 2020. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.anpec.org.br/encontro/2020/submissao/files_I/i8-44f8855fb71f3c-4c1b7c228ed3639f7b.pdf.
UYAR, A.; GÜNGÖRMÜS, A. H. Factors associated with student performance in financial accouting course. European Journal of Economic and Political Studies, v. 4, n. 2, p. 139-154, 2011. Retrieved Jan. 25, 2021, from: http://www.sciepub.com/reference/132805.
VERNIER, L. D. S.; BAGOLIN, I. P.; FOCHEZATTO, A. Distribuição e disseminação espacial da educação nos municípios brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS, 15., 2017, São Paulo. Proceedings... São Paulo: FEA/USP, 2017. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/14805/2/DISTRIBUICAO_E_DISSEMINACAO_ESPACIAL_DA_EDUCACAO_NOS_MUNICIPIOS_BRASILEIROS.pdf.
WOLLERSHEIM, J. et al. Me, myself, and my university: a multilevel analysis of individual and institutional determinants of academic performance. Journal of Business Economics, v. 85, p. 263-291, 2015. Retrieved Feb. 27, 2024, from:
https://link.springer.com/article/10.1007/s11573-014-0735-3.
ZOGHBI, A. C.; ROCHA, F.; MATTOS, E. Education production efficiency: evidence from Brazilian universities. Economic Modelling, v. 31, p. 94-103, Mar. 2013. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0264999312003744?casa_token=Hzh8D9%20xZYPYAAAAA:uFX_HNRFs-FUTQTlpSC97po9NlyjWBBx9pC8LYIGMGYY1ptTpU_FqzOmCH-8BMg8MyaohTpb8Zgjx.
COMPLEMENTARY BIBLIOGRAPHY
FERRAZ, C.; FINAN, F.; MOREIRA, D. B. Corrupting learning: evidence from missing federal education funds in Brazil. Journal of Public Economics, v. 96, n. 9-10, p. 712-726, Oct. 2012. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0047272712000618?casa_token=d1OP4W%20peLMcAAAAA:PKM3xziih3jFztIdvxEumKp3QJjKXcfWQKvf-2JhHTV6urWg-cjQGcCUCWX-tRL_wBO0CDUuu4Ic.
VOON, J. P. Measuring social returns to higher education investments in Hong Kong: production function approach. Economics of Education Review, v. 20, n. 5, p. 503-510, Oct. 2001. Retrieved Jan. 25, 2021, from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272775700000212?casa_token=x50lgu06UwAAAAA:%20QFa6geBDQJjKRI0fQrxlQ8Wx7AHBGbaVhLN2YkxtliSIGZ1HQ0IJ-%207kq2b_ocVew9eoWS3RID4hN.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Alguns direitos reservados

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.