EFEITOS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR E URBANA SOBRE A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp63art1

Palavras-chave:

proficiência, violência escolar, violência urbana

Resumo

O estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano.

Biografia do Autor

Kalinca Léia Becker, UFSM

Políticas Públicas, Políticas Regionais e Urbanas, Políticas de Saúde, Políticas de Educação, Políticas para o Trabalho e Emprego, e/ou afins

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Publicado

2023-04-17

Como Citar

Becker, K. L., & Oliveira, J. A. de. (2023). EFEITOS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR E URBANA SOBRE A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO GRANDE DO SUL. Planejamento E Políticas Públicas, (63). https://doi.org/10.38116/ppp63art1

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