A LEI DO SANEAMENTO BÁSICO E SEU IMPACTO NOS ÍNDICES DE ACESSO AOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO

Autores

  • Damares Lopes Afonso Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF).
  • Eduardo Simões de Almeida Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp56art5

Palavras-chave:

Lei do Saneamento Básico, Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), Diferenças-em-diferenças com pareamento.

Resumo

O Brasil ainda enfrenta desafios quanto ao oferecimento dos serviços de saneamento básico à população. Em busca da universalização destes serviços, o governo federal promulgou a Lei nº 11.445, a chamada Lei do Saneamento Básico de 2007. Dentre as diretrizes fundamentadas pela Lei, encontra-se a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) por parte de todos os municípios brasileiros. O presente trabalho propõe avaliar o impacto da Lei do Saneamento Básico sobre os índices de acesso aos serviços de saneamento básico relacionados ao abastecimento de água, coleta de lixo e esgotamento sanitário dos municípios. Utiliza-se o método de Diferenças em Diferenças com pareamento, tendo como tratamento o fato dos municípios terem elaborado seus PMSB, ou seja, estarem em conformidade com a Lei. Os resultados indicam que a aplicação da Lei teve impacto positivo e significativo nos índices de acesso aos serviços de saneamento básico.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Lopes Afonso, D., & Simões de Almeida, E. (2021). A LEI DO SANEAMENTO BÁSICO E SEU IMPACTO NOS ÍNDICES DE ACESSO AOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO. Planejamento E Políticas Públicas, (56). https://doi.org/10.38116/ppp56art5

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.