UM MODELO DE PROGRAMAÇÃO QUADRÁTICA PARA A ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA MELHORIA DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES EM MATO GROSSO

Autores

  • Carlos Eduardo da Gama Torres Universidade Federal de Ouro Preto
  • Jonnathas Marques Pais
  • Gustavo Peixoto Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Diogo Ferraz Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp68art3

Palavras-chave:

Ferrovia de Integração Centro-Oeste (EF-354), modelo de programação linear quadrática, infraestrutura para transporte de soja em Mato Grosso, Ferrogrão (EF-170), hidrovia do rio Araguaia

Resumo

Entre 1990 e 2020, o Brasil se consolidou como um dos maiores produtores mundiais de soja, disputando a liderança global com os EUA. Nesse período, a produção avançou para o interior, com Mato Grosso assumindo protagonismo. O crescimento da produção foi impulsionado pelo aumento das exportações, especialmente para a China. Esse processo evidenciou a fragilidade da infraestrutura de transporte no centro do país. A falta de rotas intermodais aumentou a dependência do transporte rodoviário, inadequado para essa carga. Com um mercado global integrado, os produtores de Mato Grosso não conseguem repassar os altos custos logísticos, reduzindo o preço da soja. Este artigo mensura os ganhos econômicos de intervenções no transporte estadual, por meio de um modelo de equilíbrio espacial. Foram simuladas três obras avaliadas pelo governo: EF-170 (Ferrogrão), EF-354 (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) e a hidrovia do rio Araguaia. Os resultados indicam que a EF-170 pode gerar US$ 785 milhões anuais aos produtores, enquanto a EF-354 pode proporcionar US$ 584 milhões.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Gama Torres, Universidade Federal de Ouro Preto

Carlos Eduardo da Gama Torres é Bacharel em economia pela Universidade federal de Minas Gerais, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG. Além das atividades de docência, trabalhou como economista no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, no SEBRAE-MG, na Fundação João Pinheiro e na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais, onde colaborou na elaboração do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e no Plano Estratégico de Logística de Transportes. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Ouro Preto. 

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Publicado

2025-03-10

Como Citar

da Gama Torres, C. E., Marques Pais, J. ., Peixoto Silva, G., & Ferraz, D. (2025). UM MODELO DE PROGRAMAÇÃO QUADRÁTICA PARA A ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA MELHORIA DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES EM MATO GROSSO. Planejamento E Políticas Públicas, (68). https://doi.org/10.38116/ppp68art3