Lançamento do Boletim Regional Urbano e Ambiental – Brua – Edição 33
14:20 às 18:00
10/12/2024
Sede do Ipea, em Brasília, auditório Anna Peliano, térreo – SEPS 702/902 Sul, Bloco C
- Dia e hora inicial do evento: 10-12-2024 14:20
- Dia e hora final do evento: 10-12-2024 18:00
- Local do evento da agenda: Sede do Ipea, em Brasília, auditório Anna Peliano, térreo – SEPS 702/902 Sul, Bloco C
Clique aqui e faça a sua inscrição para assistir presencialmente | Link do YouTube Ipea |
14h30 – Abertura:
Aristides Monteiro Neto – diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur/Ipea)
14h45 – Apresentação do Editorial Brua
Balanço Editorial das Últimas Edições do Brua e Apresentação dos Ensaios da Edição 33
Palestrantes:
Antenor Lopes de Jesus Filho – técnico de planejamento e pesquisa da Dirur/Ipea
Júnia Cristina Peres R. da Conceição – técnica de planejamento e pesquisa da Dirur/Ipea
15h15 – Mesa 1 – Reflexões Sobre os Eventos Extremos e as Mudanças Climáticas
Mediador:
Júlio César Roma – técnico de planejamento e pesquisa da Dirur/Ipea
Debatedores:
Regina Helena Rosa Sambuichi – técnica de planejamento e pesquisa da Dirur/Ipea
Demetrios Christofidis – doutor em Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) e pós doutor em Drenagem Urbana pela Fiocruz/Rio de Janeiro
Artigo: Enchentes e Inundações no Rio Grande do Sul em 2024: Impactos e Desafios para a Gestão Integrada de Políticas Públicas no Saneamento Básico
Palestrante:
Gesmar Rosa dos Santos – técnico de planejamento e pesquisa da Dirur/Ipea
Artigo: Mudanças Climáticas e a necessidade de uma Agricultura Familiar de Baixo Carbono no Brasil
Palestrante:
Junior Ruiz Garcia – professor do departamento de economia e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR), bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor regional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO), coordenador do grupo de estudos em macroeconomia ecológica (Gemaeco)
16h15 – Intervalo
16h25 – Mesa 2 – Mudanças Climáticas e seus Impactos Socioambientais
Mediador:
Aristides Monteiro Neto – diretor da Dirur/Ipea
Debatedores:
Cleandro Henrique Krause – técnico de planejamento e pesquisa da Dirur/Ipea
Fabiano Mezadre Pompermayer – técnico de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset/Ipea)
Artigo: Emergência Climática e Transição Energética: Reflexões Sobre o Lugar do Brasil na Reordenação Produtiva Global
Palestrante:
Danilo Severin – pesquisador bolsista do Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD/ Dirur) e doutorando em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Economia (IE/Unicamp)
Artigo: O Planejamento Urbano e a Gestão de Riscos em Municípios Monitorados pelo CEMADEN
Palestrante:
Anderson Kazuo Nakano – arquiteto, urbanista, demógrafo e professor do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Artigo: As Mudanças Climáticas e seus Impactos Sobre o Setor de Energia Elétrica no Brasil: A Necessidade de Aprimorar o Planejamento Energético
Palestrante:
Maria Bernadete G. P. S. Gutierrez – técnica de planejamento e pesquisa da Dirur/Ipea
17h50 – Encerramento:
Aristides Monteiro Neto – diretor da Dirur/Ipea
Público presencial: Evento aberto ao público mediante inscrição
Transmissão: YouTube do Ipea
Local: Sede do Ipea, em Brasília, auditório Anna Peliano, térreo – SEPS 702/902 Sul, Bloco C
Informações: dirur@ipea.gov.br
Realização: Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais – Dirur/Ipea