Unidade de Integridade
Com o novo Estatuto do Ipea, o Instituto passou a contar com a Unidade de Integridade (Integ) como um dos seus sete órgãos seccionais, juntamente com a Procuradoria Federal, a Auditoria Interna, a Ouvidoria, a Corregedoria, a Diretoria de Desenvolvimento Institucional e a Coordenação-Geral de Ciência de Dados e Tecnologia da Informação.
Compete à Integ coordenar a gestão de integridade e a gestão de riscos no âmbito do Ipea.
A Integ compõe, como unidade setorial no Ipea, o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal (Sitai), instituído no Decreto nº 11.529, de 16 de maio de 2023, no que compete à gestão da integridade.
Conheça o Comite de Governança do Ipea - COMIGO
O que é a gestão de integridade?
A gestão de integridade pode ser conceituada como um conjunto de medidas preventivas e corretivas contra possíveis desvios de conduta no desempenho das atividades da organização.
Consiste em zelar e fortalecer a imagem e credibilidade institucional perante a sociedade.
Para tanto, cabe à gestão de integridade atuar também na gestão de riscos do Ipea.
Conheça o Programa de Integridade Planejada.
Conheça o Plano de Integridade do Ipea.
O que é a gestão de riscos?
A gestão de riscos é composta por atividades coordenadas para orientar e apoiar o Ipea quanto aos riscos aos quais está exposto, a fim de criar, proteger e agregar valor, com vistas à melhoria do desempenho, promoção da inovação e alcance das metas previstas em seu planejamento estratégico.
Conheça a verão 2.0 do Guia de gestão de riscos: orientação às chefias, instrumento que visa orientar os gestores, de forma prática e sintética, a implementar a gestão de riscos em sua unidade.
Conheça a Política de Gestão de Riscos, instrumento que estabelece princípios, objetivos, diretrizes, responsabilidades e competências relacionadas à gestão de riscos, no âmbito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea.
Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e Moral
A Portaria Normativa Ipea nº 278, de 13 de março de 2024, estabelece diretrizes para o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e Moral no Ipea. A normativa abrange servidores e colaboradores, fundamentando-se em princípios de dignidade humana, ética, integridade, valorização da diversidade e proteção à intimidade. Os objetivos incluem a prevenção e combate ao assédio sexual e moral, capacitação de servidores e colaboradores por meio de seminários e palestras, e a promoção de campanhas educativas para conscientização. A portaria enfatiza a necessidade de vigilância contra retaliações e sublinha a importância de um ambiente de trabalho ético e respeitoso.
Acesse a Cartilha de prevenção ao assédio moral, sexual e discriminação do Ipea,, esteja atento e seja parte da mudança para um serviço público federal mais justo e seguro. O combate ao assédio e à discriminação é um compromisso de todos.
Contato
Endereço: Edifício sede do Ipea em Brasília, 1º subsolo, Pétala B.
Telefone: 2026-5242.
E-mail: integridade@ipea.gov.br