Unidade de Integridade

Unidade de Integridade (Integ) 

Com o novo Estatuto do Ipea, o Instituto passou a contar com a Unidade de Integridade (Integ) como um dos seus sete órgãos seccionais, juntamente com a Procuradoria Federal, a Auditoria Interna, a Ouvidoria, a Corregedoria, a Diretoria de Desenvolvimento Institucional e a Coordenação-Geral de Ciência de Dados e Tecnologia da Informação. 

Competências da Integ 

Coordenar a gestão de integridade e a gestão de riscos no âmbito do Ipea. 

A gestão de integridade e de riscos é fundamental na busca de maior garantia na consecução de resultados e metas institucionais, ao apoiar a governança da organização. 

 

O que é a gestão de integridade? 

A gestão de integridade pode ser conceituada como um conjunto de medidas preventivas e corretivas contra possíveis desvios de conduta no desempenho das atividades da organização.  

Consiste em zelar e fortalecer a imagem e credibilidade institucional perante a sociedade.  

Para tanto, cabe à gestão de integridade atuar também na gestão de riscos do Ipea. 

Conheça o Pró-Integridade (Programa de Integridade do Ipea). 

O que é a gestão de riscos? 

A gestão de riscos é composta por atividades coordenadas para orientar e apoiar o Ipea quanto aos riscos aos quais está exposto, a fim de criar, proteger e agregar valor, com vistas à melhoria do desempenho, promoção da inovação e alcance das metas previstas em seu planejamento estratégico. 

Conheça a verão 2.0 do Guia de gestão de riscos: orientação às chefias, instrumento que visa orientar os gestores, de forma prática e sintética, a implementar a gestão de riscos em sua unidade. 

Contato 

Endereço: Edifício sede do Ipea em Brasília, 1º subsolo, Pétala B.
Telefone: 2026-5029.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.