Ouvidoria

Criada com o objetivo de propiciar ao cidadão um instrumento para a defesa de seus direitos, a Ouvidoria do Ipea se estabelece como um espaço de mediação das relações entre sociedade e núcleo gestor do Instituto na recepção e tratamento das manifestações sob a forma de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios.

Na condição de mecanismo indutor da participação e do controle social, objetiva contribuir para a valorização da cidadania e para o aperfeiçoamento da administração pública brasileira.

O Fala.BR está disponível 24 horas por dia e é o canal preferencial para o recebimento de manifestações pela Ouvidoria.

Prazos:
O prazo de atendimento para as manifestações de ouvidoria do cidadão é de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, mediante justificativa da área responsável pelo atendimento da demanda. No caso de manifestações encaminhadas por meio de carta ou realizadas presencialmente, o prazo passará a contar a partir da inserção das informações no sistema Fala.br, pela Ouvidoria.

Já os pedidos de informação (LAI – Lei de Acesso à informação) são respondidos no prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias.

Canais de Atendimento

Atendimento Presencial

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Endereço: SEPS 702/902, Bloco C, Torre B, Andar -1, Pétala B, Asa Sul CEP 70390-025 - Brasília/DF
Telefone: (61) 2026-5555
*Apenas para informações. Não serão registradas manifestações de ouvidoria por telefone.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBSERVAÇÃO: As manifestações à Ouvidoria devem ser feitas preferencialmente por meio do acesso a plataforma Fala.BR.