Sistema de cuidados no Brasil, da infância aos idosos, é tema de seminário no Ipea

Livro sobre o tema será debatido nesta quinta-feira, a partir das 9h, com a presença da presidenta Luciana Servo e transmissão pelo YouTube do Instituto

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza nesta quinta-feira (30), a partir das 9h, um seminário para discutir o sistema de cuidados no Brasil, desde a primeira infância ao idosos, passando pelo trabalho familiar não-remunerado e de empregadas domésticas. O evento contará com a presença da presidenta do Instituto, Luciana Servo, e da pesquisadora e demógrafa Ana Amélia Camarano.

O seminário marcará o pré-lançamento do livro Cuidar, Verbo Transitivo: Caminhos para a Provisão de Cuidados no Brasil, editado pelo Ipea. Estruturado em 11 capítulos, o livro reúne reflexões sobre como o sistema de cuidados se desenvolveu no Brasil, como foi impactado pela pandemia de Covid-19, e aborda experiências no Chile, Uruguai e México.

Durante o evento, várias especialistas vão debater a oferta de cuidados – pelas famílias, pelo Estado, ou pelo mercado – e como a demanda por cuidados ampliou-se no contexto da pandemia, que agravou a crise econômica já em curso, à época, no país. 

Para inscrever-se, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

Confira a programação completa do seminário 

Transmissão pelo canal do Ipea no YouTube

Serviço:
Seminário Cuidar, Verbo Transitivo: Caminhos para a Provisão de Cuidados no Brasil – Pré-lançamento do livro
Data e horário: 30 de março – 9h às 18h
Local: Setor de Edifícios Públicos Sul (SEPS) 702/902, Bloco C - Torre B, sede do Ipea, auditório Anna Peliano, Asa Sul – Brasília (DF)

Mais informações:
Comunicação – Ipea 
(61) 2026-5501 / 99427-4553 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.