Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Regional

Alguns aspectos da experiência recente de desenvolvimento do nordeste

Albuquerque, Roberto Cavalcanti de;


Desenvolvimento Regional: Artigos.

Desenvolvimento Regional.

Publicado em: Ago-1976


Alguns aspectos da experiência recente de desenvolvimento do nordeste

O objetivo deste trabalho é examinar, na perspectiva dos últimos 15 anos (1960/74), a experiência de desenvolvimento do Nordeste. Esse exame permite concluir que foi grande o progresso alcançado pela região no período considerado (em muitos casos, superior ao verificado no País como um todo) e que a persistência das desigualdades decorre mais do grande salto de crescimento que ocorreu, a nível nacional, do que da incapacidade de o Nordeste acelerar o desenvolvimento ou reagir aos poderosos estímulos fiscais e financeiros que vem recebendo. Se é relativamente fácil apontar as distorções e os pecados cometidos pela estratégia de desenvolvimento posta em prática, bem como os desequilíbrios que gerou, seria extremamente difícil pretender que caminhos alternativos eventualmente seguidos viessem a produzir, no conjunto, efeitos mais amplos ou impactos mais significativos do que os alcançados, considerados a disponibilidade de recursos e o hiato de desenvolvimento prevalecentes.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
PPE_v6_n2_Alguns aspectos.pdf Adobe PDF 643.43 KB visualizar


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.