Associações de Economia da Saúde

Com o desenvolvimento do campo da economia da saúde, foram sendo criadas associações com a finalidade de promover o estudo, a pesquisa e a formação de recursos humanos nessa área, com ênfase na eficácia e equidade dos sistemas de saúde. Destacam-se, a seguir, algumas dessas associações de economia da saúde.

Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES): foi fundada em Brasília, no dia 29 de novembro de 1989, com os objetivos de congregar técnicos, docentes e demais profissionais interessados na área de economia da saúde e, nesse campo, promover estudos, pesquisas, estimular a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos, publicar trabalhos nacionais e internacionais, realizar seminários, simpósios e outros eventos, e associar-se ou manter intercâmbio com entidades nacionais e internacionais congêneres. Acesse a ata de criação da ABrES aqui.

Asociación de Economia de la Salud Argentina (AES-Argentina): foi fundada no ano de 1991 por um grupo de profissionais de diversas disciplinas, que desenvolvem suas atividades no setor da saúde. O propósito da Associação é criar um ambiente científico-pluralista para a reflexão, a pesquisa e a formação de recursos humanos na área da economia da saúde, com especial preocupação pela eficácia e equidade do sistema de saúde.

Asociación de Economía de la Salud Chile (AES-Chile): tem como objetivos difundir, desenvolver e fomentar o conhecimento da economia da saúde; divulgar trabalhos e iniciativas pertinentes; contribuir para o intercâmbio de experiências; informar sobre oportunidades de formação e trabalho afins entre os associados; realizar conferências sobre temas próprios da disciplina que fortaleçam as capacidades dos associados.

Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES): tem como objetivo promover o estudo, a discussão e a divulgação da economia da saúde. Para tanto, desenvolve e organiza conferências, workshops e seminários; colabora em estudos e projetos de análise económica aplicada à saúde; publica uma newsletter regularmente e promove outras publicações na área da economia da saúde; e mantém relações com outras associações de economia da saúde.

Para saber mais sobre outras associações e instituições de economia da saúde, acesse a Biblioteca Virtual em Saúde Economia da Saúde Brasil.