Fontes de Informação

Existem diversos sistemas de informação e portais da internet que são fontes de informação relevantes no campo da economia da saúde. Eles podem ser utilizados na obtenção de dados e informações úteis à tomada de decisão pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos pesquisadores na realização de estudos. Destacam-se, a seguir, alguns desses sistemas e portais.

  • Banco de Preços em Saúde (BPS): é um sistema de registro de informações de compras públicas e privadas de medicamentos e dispositivos médicos. Sua principal finalidade é prover informações que subsidiem processos de aquisição pública mais eficientes.
  • Beneficiômetro da Seguridade Social: disponibiliza indicadores sobre os benefícios garantidos pelo Estado no Brasil, abrangendo a Assistência Social, a Previdência Social e a Saúde. Além de informações sobre a relevância dessas políticas e sua forma de organização. Seus principais objetivos são: ampliar a compreensão sobre os benefícios da Seguridade Social, integrando informações monetárias e não monetárias; listar e quantificar os benefícios existentes para melhorar a identificação dos beneficiários; e qualificar o acompanhamento das políticas públicas por meio de indicadores que apoiam no monitoramento do sistema de proteção social do país.
  • Fundo Nacional de Saúde (Painéis de Informação): contém diversos painéis de informação envolvendo recursos federais transferidos aos estados, municípios e ao Distrito Federal, tais como, repasses fundo a fundo, saldos de repasses e emendas parlamentares.
  • Global Health Expenditure Database: disponibiliza uma base de dados abrangente sobre despesas em saúde, reunindo informações de mais de 190 estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • Ipeadata: apresenta séries de dados em três dimensões: i) macroeconômica: dados econômicos e financeiros do Brasil em séries anuais, mensais e diárias na mesma unidade monetária; ii) regional: dados econômicos, demográficos e geográficos para estados, municípios (e suas áreas mínimas comparáveis), regiões administrativas e bacias hidrográficas brasileiras; e iii) social: dados e indicadores sobre distribuição de renda, pobreza, educação, saúde, assistência social, com desagregações por gênero, raça/cor, entre outras variáveis.
  • Observatório de Economia Política da Saúde: disponibiliza um repositório de evidências em temas diversos, tais como, alocação de recursos em saúde e regulação econômica em saúde, economia e gasto em saúde, financiamento em saúde e relação público-privada em saúde.
  • OECD Health Statistics: disponibiliza dados sobre gastos em saúde dos países-membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e de outros países convidados, abrangendo também dados sobre recursos humanos, utilização de cuidados de saúde, equipamentos, riscos à saúde e situação de saúde.
  • Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa): é uma rede voltada para geração, análise e disseminação de informações aplicadas às intervenções (políticas, programas, planos, projetos, estratégias e ações) em saúde pública no Brasil. Disponibiliza indicadores demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, morbidade, fatores de risco e proteção, recursos e cobertura em saúde.
  • Rede para Políticas Informadas por Evidências do Brasil (EVIPNet Brasil): é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa promover o uso sistemático de evidências para o desenvolvimento e a implantação de políticas e programas de saúde, por meio de parcerias entre tomadores de decisão, gestores, pesquisadores e sociedade civil organizada. Disponibiliza síntese de evidências constantes da base de dados Políticas Informadas por Evidências.
  • Siga Brasil: disponibiliza dados de execução orçamentário-financeira do governo federal, de acesso aberto, no Siga Brasil Painéis. Também possibilita a construção de relatórios personalizados por meio do Acesso Especialista, que demanda cadastramento prévio do usuário.